quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

“PÉROLAS DOS ABUELOS”

 




No início de 1994 a “coceira de raízes” me levou a visitar, eu e a Beth minha mulher, a tia-avó Aurora, então com 90 anos, irmã do avô Sebastian, a última da geração da família de imigrantes espanhóis que chegou ao Brasil em 29 de novembro de 1911. Nessa visita tive o privilégio de gravar uma longa entrevista onde pude ouvir direto da boca dela, a história da imigração da família Altamirano para o Brasil. Até hoje preservo a entrevista que gravei em um “pocket gravador” de minifitas cassete que era muito usado na época. Vó Aurora viveu seus últimos anos na casa da filha, prima Anita “Altamirano” Daque Sbrana. Infelizmente poucos meses depois da entrevista ela se foi.

Em 1995, em julho, continuando a busca das raízes (há mais de 25 anos), pude conhecer Vejer de la Frontera - Cádiz - España, um lindo Pueblo blanco, tierra de los abuelos, -. Fui muito inspirado pela entrevista da tia-avó Aurora Altamirano Dachi e muito bem recebido pelo “primo” Paco Altamirano Martinez. Anos depois, Paco também recebeu as bisnetas Andresa, filha da Margareth “Altamirano” Sbrana da Silveira; Vanessa, filha do Mauro “Altamirano” Daque (mais recentemente) além das sobrinhas-bisnetas Talitha, minha filha, e a Paula, filha do João Altamirano Grechinski.  Muchas gracias Paco! Saludos!

Para comemorar os 110 anos dessa saga, já que não pudemos fazer festa, quero compartilhar com os primos Altamirano, com permissão do primo Juarez “Altamirano” Daque o último “decano Altamirano” da geração do meu pai (90 anos- a quem estendo a homenagem), filho e os netos e bisnetos da vó Aurora, para postar pequenos trechos dessa entrevista e outras histórias da família que denominei em bom portunhol “PÉROLAS DOS ABUELOS”. Não mudei nada apenas organizei.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA FAMÍLIA DE CORINTHIANOS E O BAIRRO DA PENHA

  Assim como a Vila Pompeia é o “berço” de boa parte dos descendentes da família italiana Pelorca (de minha mulher Beth), o bairro da Penha ...